Scroll (0%)
December 11, 2025

Da origem à projeção: o caminho da NEXA para um 2026 de Impacto

Notícias da Empresa

A NEXA nasceu de um desafio lançado pelo Paulo Castro, CEO do Castro Group: e se internalizássemos a gestão das nossas Sociedades de Investimento Coletivo (SIC)? A pergunta parecia simples, mas carregava uma ambição maior: assumir integralmente a gestão dos veículos que, desde 2019, têm suportado grande parte da atividade de promoção imobiliária do Grupo, através de Organismos de Investimento Coletivo (OIC) regulados pela CMVM.

Até outubro de 2024, estes veículos eram geridos por SGOIC externas. Ainda assim, durante cinco anos, a equipa interna do Grupo manteve-se próxima de todo o processo, aprofundando o conhecimento sobre a estrutura, as obrigações e a dinâmica entre investidores, sociedade gestora, CMVM, banco depositário e restantes intervenientes.

Foi neste contexto que, em agosto de 2024, a CMVM aprovou a criação da NEXA como sociedade gestora de pequena dimensão. Em outubro assumimos a gestão da Castro Capital, SIC. Seguiu-se a constituição do Fundo Fuse Valley (FV FIIFSP) em janeiro de 2025 e, em abril, a gestão da ICON, SIC. Hoje com mais de 200 M€ em ativos sob gestão, avançámos para o processo de transição para sociedade gestora de grande dimensão — aprovado em agosto de 2025.

Estava definido no plano. E foi cumprido.

Contado assim, pode parecer simples. Mas este percurso só foi possível graças ao envolvimento de uma equipa que, mesmo detendo experiência prévia de acompanhamento dos OIC, assumiu agora a responsabilidade direta perante investidores, CMVM e demais stakeholders.  Foi um verdadeiro processo de aprender fazendo, sustentado por dedicação, foco e uma vontade constante de evoluir e superar expetativas — tanto individuais como coletivas.

A NEXA não procura estar no TOP das maiores sociedades gestoras do país. A sua ambição é outra: ser uma referência na gestão de ativos e investimento imobiliário, com especial foco no Norte de Portugal, oferecendo um serviço profissional, independente, personalizado e alinhado com os interesses e as necessidades de cada cliente.

Entre as prioridades está também antecipar tendências de mercado e introduzir inovação e modelos de negócio disruptivos que contribuam para um futuro mais sustentável.

Desde o início, procurámos diferenciar-nos, por exemplo, ao nível da gestão de risco, através da parceria com a Quantyx, empresa italiana especializada que disponibiliza o software Quantyx RM. Esta ferramenta permite uma avaliação integrada e robusta dos ativos, reforçando a qualidade das análises, do controlo de risco e do reporting, e suportando decisões de investimento mais sólidas.

Olhando para 2026: continuidade, expansão e impacto

O próximo ano traz novos desafios e objetivos claros:

  • Concluir, nos primeiros meses, o aumento de capital do FV FIIFSP, com a entrada de novos investidores e o início de uma nova fase deste projeto estratégico.
  • Iniciar a gestão de uma nova SIC, resultante da conversão de uma sociedade já existente, pertencente a um investidor externo ao universo Castro Group — um marco que reforça o posicionamento da NEXA no mercado.
  • Reforçar a equipa, garantindo competências alinhadas com o crescimento previsto.
  • Aprofundar a formação e a melhoria contínua, com especial foco na automatização de processos e modelos de reporte.
  • Apresentar, em 2026, o primeiro Relatório de Sustentabilidade da NEXA, com ações concretas e metas claras de integração de práticas ESG nas operações e nas decisões de investimento.

O caminho tem sido exigente, mas profundamente motivador.

E, como sempre, o desafio continua…

 

No items found.
Luís Quinta
Board Member - Asset Management & Investment